List:       olpc-brasil
Subject:    =?ISO-8859-1?Q?[OLPC_Brasil]_Re:_[EADBR]_Re:_1o?=
From:       jaimebalb () gmail ! com (Jaime Balbino)
Date:       2006-12-27 8:25:37

---------- Forwarded message ----------
From: Jaime Balbino <jaimebalb@gmail.com>
Date: Wed, 27 Dec 2006 09:50:30 -0200
Subject: Re: [OLPC Brasil] Re: [EADBR] Re: 1o teste com crian?as do XO na USP
To: Jos? Antonio <joseantoniorocha@gmail.com>

Estou adorando esta discuss?o!

Jecel fez uma boa cr?tica da experi?ncia em Extremandura. O v?deo ?
bonitinho, a ferramenta promissora, mas eu n?o estava entendendo o que
de fato havia de inovador l?. Achei que era culpa da produ??o do
v?deo, j? que ainda n?o tinha lido todo o material que eles
produziram.

A opini?o do Jecel foi direto ao ponto. O meu estranhamento ? porque o
que eles fazem n?o difere muito do que nossos pr?prios professores
tamb?m fazem na maioria das vezes, sob nossa orienta??o. Exatamente
como ele descreveu.

Discordo do Jos? Antonio quando ele diz que dev?amos come?ar com o
conteudismo tradicional (sua express?o foi pedagogicamente correta).
Isso como estrat?gia para compensar uma suposta limita??o metodol?gica
dos professores pode ser um desastre para uma parte importante do
projeto, que ? a sala de aula. E n?o "salvaria" o projeto com o seu
uso di?rio pelas crian?as fora da escola, pois tira credibilidade da
proposta e a coer?ncia do trabalho pedag?gico (porque na escola ? de
um jeito e em casa de outro?).

Vejo os laborat?rios de inform?tica como ambiente importante neste
processo de transi??o, n?o a metodologia conteudista.

Tamb?m devemos considerar que ainda ? dif?cil afirmar que os laptops
ser?o levados para casa no in?cio. Fiz uma discuss?o sobre isso, que
acho que ficou interessante, com o Am?rico Damasceno no Alphacity
Brasil (http://digitalmediauniverse.blogspot.com/2006/12/em-caso-de-doena-xiss-em-casa.html).

J? h? metodologia, softwares e projetos de gest?o. Eles s?o
pesquisados e utilizados em diversas partes do mundo (e no Brasil
tamb?m). Vou sugerir, para come?ar, algo que ainda n?o vi discutido no
?mbito da OLPC e que ? uma das propostas oficiais  para ensino
colaborativo na Uni?o Europ?ia. Foi um projeto desenvolvido dentro do
planejamento decianual para educa??o do Parlamento Europeu. Muitos j?
devem conhecer e at? v?o achar parecido com algo que j? fazem. A
quest?o que quero levantar ? se trata de uma proposta pedagogicamente
completa, envolvendo a prepara??o, aplica??o, avalia??o e cataloga??o
das melhores pr?ticas (que servem como guia coletivo e n?o manual)

http://www.euro-cscl.org/site/itcole/itcole_brochure.pdf

Esse ? o tipo de coer?ncia que vejo que deva ser levada para sala de
aula. Sou contra manuais did?ticos e a favor de mudan?as na forma como
o professor planeja, trabalha o espa?o e avalia o processo (n?o apenas
o aluno).

Comecei a preparar uma oficina de 2 dias para professores. Pretendo
fazer uma apresenta??o resumida dela em janeiro, numa escola daqui de
Campinas. Abordarei ferramentas e metodologias que podem ser
utilizadas no OLPC e nos laborat?rios de inform?tica. No caso,
metodologias de ensino colaborativo com FLE3 e Webquest; Squeake/eToys
e princ?pios de learning design para a organiza??o do trabalho
pedag?gico. Eu j? tinha um material quase pronto com o Fle3 e o
IMS-LD, e estou ampliando com estas outras iniciativas.

(Existe tantas outras coisas que gostaria de incluir como e-portf?lio,
gcompriz e o maravilhoso beehive -
http://www.weg.ee.usyd.edu.au/projects/beehive/)

Sei que isto n?o resolve o problema. Montar esta oficina serve mais
para que eu consiga discernir o que ? fundamental e o que ?
secund?rio, onde estas iniciativas independentes se tocam e como o
professor reinterpreta esse conhecimento.

Um abra?o a todos e continuemos discutindo. Mas sabendo que n?o
precisaremos reinventar a roda, apenas deix?-la mais redonda.

Jaime.

--
Jaime Balbino Gon?alves da Silva
Designer Instrucional e Consultor em sistemas de ensino