List:       tex-br
Subject:    [TeX-BR] =?ISO-8859-1?Q?Re=3A_=5BTeX-BR=5D_Re=3A_=5BTeX-BR=5D_Re=3A?=
From:       Eduardo M KALINOWSKI <ekalin () gmail ! com>
Date:       2008-03-23 14:56:42

Tio Cabri st wrote:
> Eduardo, obrigado pela sua resposta. Mas... sem pacote... sem pacote... sem
> pacote...
> Você eo Renato, infelizmente, não entenderam o questionamento que fiz.
> O ponto de meu questionamento é este:
> o comando(      \pmatrix{0 & 6 \cr 6 & 0 }     )  que coloquei é aceito
> *_sem pacote_* (essa é a dúvida!!!!!!!!!!!!!)
> entendeu???????????????
> Esquece o amsmath, não eh disso que eu estou falando.
> Roda sem pacote e verá, se você não rodar não vai entender o que eu
> descobri.

Porque é um comando definido pelo Latex. Mais especificamente, na linha
4162 do arquivo latex.ltx. (Provavelmente foi copiado do plain TeX do
Donald Knuth, já que usa comandos TeX de baixo nível). Então funciona.

Mas o pacote amsmath redefine pmatrix para ser um ambiente (com sintaxe
diferente, então), por isso o código que funcionava antes não funciona mais.

Eu não recomendaria o uso do pmatrix do Latex puro. Se não for para usar
o amsmath, é melhor fazer uma matrix com \begin{array}. De qualquer
maneira, o amsmath tem uma série de melhorias em muitos aspectos para a
digitação de fórmulas matemáticas que considero um pacote essencial em
qualquer documento que contenha fórmulas matemáticas.

--
Humor in th Court:
Q: Do you drink when you're on duty?

Eduardo M KALINOWSKI