List:       tex-br
Subject:    Re: [TeX-BR] Ilustrando (sucessivas) divisões convencionais
From:       Daniel Martins <dmartins () das ! ufsc ! br>
Date:       2002-05-26 13:57:02

Creio que achei uma forma mais interessante de fazer as divisoes
sucessivas

O que me faltou foi como dentro de um ambiente matematico usar o
\vspace adequadamente para anexar os blocos de tres partes formado pelo
divisor, resto e quociente. Se vcs resolverem o problema eu gostaria
que fosse enviado para a lista.

Anexo vai meu arquivo de teste

Daniel

\documentclass[amsmath]{article}

\begin{document}

$$
\begin{array}{c}
2 \\
0
\end{array}
\frac{|2}{2}
$$

Coloca o os termos acima
$$
\begin{array}{c}
5 \\
1
\end{array}
\frac{|2}{1}
$$

Cria-se uma definição ou macro

\def\diviSuce#1#2#3
{
\begin{array}{c}
 \\
\end{array}
\frac{| #2}{#3}
}

Testa-se com a divisao superior
$$
\diviSuce{2}{0}{5}
$$

E a acima

$$
\diviSuce{2}{0}{10}
$$

 $$
 \diviSuce{2}{0}{10}
 \hspace{5cm} \newline  \vspace{1cm}  \diviSuce{2}{0}{5} $$

\end{document}

%%% Local Variables:
%%% mode: latex
%%% TeX-master: t