List:       tex-br
Subject:    Re: [TeX-BR] Listing
From:       Mario Goulart <mario () proxy ! furg ! br>
Date:       2001-08-27 13:12:44

Oi

On Mon, 27 Aug 2001, Ricardo Santos wrote:

> Olá pessoal da lista,
>
> eu gostaria de inserir um trecho de código no meu documento, porém gostaria
> de considerá-lo como um objeto (não sei se é esse o termo) assim como uma
> Tabela ou uma Figura. Assim, eu gostaria de gerar uma List of "Listagem de
> Código".
>
> Isto é possível?

Acho que deves estar querendo criar um novo ``float'', nao e'?

Para incluir codigo eu costumo usar um ambiente verbatim dentro de um
``float'', que permite fazer referencia cruzada, utilizar caption etc,
com as facilidades do verbatim.

\floatstyle{boxed}
\floatname{alg}{Algoritmo}
\newfloat{alg}{H}{lop}[section]

\newenvironment{codigo}
{\VerbatimEnvironment \begin{Verbatim}[xleftmargin=0mm, resetmargins=true,
samepage=true, formatcom=\small, numbers=left]}
{\end{Verbatim}}

Para utiliza'-los:

\begin{alg}
  \begin{codigo}
void main(){

}
  \end{codigo}
\caption{Funcao main}
\label{main}
\end{alg}

Sao necessarios os packages float e fancyvrb. Mais detalhes sobre os
packages podem ser encontrados na documentacao dos mesmos.

Um abraco.
Mario