List:       tex-br
Subject:    Re: [TeX-BR] Artigos para congressos
From:       Jorge Godoy <godoy () conectiva ! com>
Date:       2000-05-26 21:46:30

Roberto Jung Drebes <drebes@iname.com> writes:

> Ou XML. Se toda a onda que estão colocando em cima do XML pegar, logo logo
> as coisas começam a mudar. Já estão começando a usar DTDs em várias áreas
> só por causa do XML (apesar de já existir SGML tinha um monte de gente que
> não usava por ele ser mais comple[t|x]o).
>
> E se o pessoal acadêmico de fora começar a usar XML pra algo desse tipo,
> fica depois uma barbada converter de um pro outro.
>
> Ou seja, pra mim XML não é só buzzword.
>
> Ou estou falando bobagem?

Não, não está falando bobagem.

As vantagens e desvantagens do XML estão nas mesmas
características. Uma das principais é a maior facilidade e menor
complexidade em relação ao SGML.

Uma outra é que, geralmente, um arquivo XML é auto-suficiente, ou
seja, ele já inclui todas as instruções necessárias para a sua
validação e processamento.

Com a vinda dos browsers com capacidade de lidar com XML, poderemos
escrever, converter e publicar diretamente e no mesmo arquivo!

XML promete.

O processo de tratamento com ferramentas de software livre é ainda
extremamente trabalhoso, mas dá resultados maravilhosos. Vide os
livros da O'Reilly. Muitos são formatados com FrameMaker, mas estão
sendo convertidos para SGML.

É um universo fascinante.

Sds,
--
Godoy.	<godoy@conectiva.com>

Departamento de Publicações
Publishing Department                   Conectiva S.A.

--
TeX-BR     Homepage: http://biquinho.furg.br/tex-br/