List:       tex-br
Subject:    Re: [TeX-BR] CNPQ, Open source, ... [longa e um pouco fora do tema]
From:       José_Augusto_Vasconcellos_Neto <javn () nutecnet ! com ! br>
Date:       2000-05-23 15:16:27

On Tue, 23 May 2000, Jose H. Muelbert wrote:

> Colegas, vendo as ultimas mensagens resolvi pronunciar-me.
>
> Realmente, foi revoltante descobrir que dentro de Formulario Proposta do
> CNPq estava escondido um macro Word para submissao de propostas. Pior,
> foi descobrir que a alternativa, ou seja, apresenntar um texto ja
> pronto, so ACEITAVA WORD!!! Nem rtf era aceito!! Na minha proposta,
> acima do titulo, manifestei minha indignacao.

\begin{desabafo}

Este é um caso particularmente grave.  Se a seleção de propostas é aberta
ao público não poderia haver restrições ou empecilhos à participação de
quem quer que seja.  Acho que até do ponto de vista legal seria possível
questionar o mecanismo de apresentação de propostas.

Em todo caso, o que desanima é que esse tipo de burrada é feita, em
geral, inadvertidamente e por gente despreparada.  Um chefe de seção
-- cargo de "(des)confiança", escolhido por ser amigo de alguém e não
por ser competente -- ordena ao seu guruzinho de informática que faça
alguma coisa.  O "guruzinho" é um adolescente que mal terminou o segundo
grau, passou no concurso de auxiliar administrativo fazendo uma prova de
português e matemática de nível primário, e não tem nenhum conhecimento
técnico de informática, mas é o caolho em terra de cegos (surdos e mudos).
Aí o moleque vai e faz o que o seu autodidatismo distorcido permite.  Ele
só conhece M$Word e acha "o máximo";  usar macros, então, nem se fala...
O exemplo acima pode ser estendido para muitas empresas de informática
pública Brasil afora, onde "programadores" de formação precária fazem
mal feito o serviço que deveria ser feito por profissionais preparados.

As webpages do governo estão coalhadas de exemplos dos resultados:  html
mal feito, uso excessivo de frames, animações e figuras desnecessárias,
documentos publicados só no formato M$Word (e sempre na versão "mais
nova", que é para dificultar mais o acesso...), etc, verdadeiro "lixo",
em geral sem documentação.  Uma mistura de amadorismo, comodismo,
ignorância, despreparo, negligência, subdesenvolvimento...

...  e ilegalidade!  O Decreto 518 de 08/05/92 definiu as normas para o
Perfil OSI do Governo Brasileiro (POSIG), privilegiando explicitamente
os formatos de arquivo abertos.  Será que foi esse decreto foi revogado?
Ou simplesmente "não colou"?

Mas esse é o modo M$ de fazer as coisas:  não apenas pelo atrelamento
aos produtos do monopólio, mas por colocar as ferramentas erradas na mão
de pessoas despreparadas, que não sabem o que fazem mas acham que fazem
"bonito".  Enfim...

\end{desabafo}

(Me desculpem pela extensão do off-topic...)

> [...]
> uma discussao sobre isto em outro forum. Ou melhor, ja existe um forum
> de discussao em que alguem tenha manisfestado este assunto. Por exemplo,
> o descontentamento com o CNPq?
>
> Um abraco,
> Zeca.
>
> --
> Jose H. Muelbert                 docjhm@super.furg.br
> FURG, Dept. Oceanografia          tel: (53) 233-6513
> Cx. Postal 474                         (53) 233-6529
> 96201-900 Rio Grande RS Brasil    fax: (53) 233-6601

                    José Augusto Vasconcellos Neto
              Médico Sanitarista e Engenheiro de Software
              Stop software piracy -- use free software!