List:       tex-br
Subject:    Re: [TeX-BR] Qual o método mais eficiente de se inserirem screenshots em LaTeX?
From:       Klaus Steding-Jessen <jessen () acm ! org>
Date:       1999-02-26 5:24:49

on Thursday, 25 Feb 1999 00:17:03, Roberto Jung Drebes wrote:
| Ok, é fácil pegar um bitmap em postscript e colocar em um documento
| LaTeX.

Sim.

| Mas sempre que faço isso tenho uns problemas:
|
| 1. O arquivo postscript nunca mantém o tamanho do arquivo bitmap, sempre
| acaba ficando maior,

Vai depender de como voce converteu a figura -- tipicamente quantos
DPIs sua imagem PostScript tem.

| e algumas coisas, como texto, linhas da imagem, acabam não ficando
| tão perfeitas / nítidas.

Voce nao forneceu muitos detalhes aqui.  Quando voce diz "nao ficando
tao perfeitas" quer dizer no previewer ou no papel?  Se no papel, qual
a sua impressora e mais importante, qual a sua resolucao?

Lembre-se que ha' uma grande diferenca de resolucao entre o seu video
(digamos, 70--150 DPI) e uma impressora razoavel, tipicamente 300--600
DPI.  Dizer que nao fica perfeita no video nao quer dizer nada -- voce
esta' amarrado a uma midia de baixa resolucao.  Isso e' comum em caso
de screenshots -- a imagem esta' cheia de imperfeicoes no previewer e
na impressao sai bem devido a maior resolucao disponivel.

| 2. Sempre tenho que reduzir a escala. Geralmente uso 0.7 e acontece o
| mesmo de cima.

Uma dica e' usar o pacote `netpbm'.  Um dos filtros, `pnmtops' permite
ajustar a escala e o numero de DPIs da saida.

Para converter de um GIF, primerio para greyscale e depois para eps,
fica:

giftopnm arquivo.gif | ppmtopgm | \
pnmtops -scale 1 -noturn -dpi 300 > arquivo.eps

Mudando o valor de `-scale n' com valores de 0.25--1 voce obtem
resultados bem satisfatorios.

| Sei lá, talvez seja limitação do postscript por ser originalmente uma
| linguagem de descrição de página (e entre outras coisas independente de
| resolução), mas não tem uma forma de sanar isso?

Aumentar a resolucao da midia.  Voce esta' querendo ver um PS de,
digamos, 300 DPI num display de 75--100 DPI.  Nesses casos voce vai
ter que avaliar a saida no papel, nao no monitor.

| Não tem como colocar um GIF/Bitmap direto em LaTeX? Ou um programa que
| faça a conversão melhor? Uso o xview pra isso.

Tente o xv ou netpbm descrito acima.

| Eu prefiro usar LaTeX ao Word, mas quando preciso colocar um bitmap em
| um texto, o Word dá de 10.

Duvido.

Um abraco,
Klaus.