List:       tex-br
Subject:    Re: [TeX-BR] hifenizacao em portugues e alemao
From:       Klaus Steding-Jessen <jessen () acm ! org>
Date:       1999-02-18 4:18:02

on Wednesday, 17 Feb 1999 20:14:08, Marcelo Barros wrote:
| Eu usei o pacote portuges.sty do babel, com um usepackage, para
| acentuar as palavras chaves e colocar em portugues,
| como capitulo, referencias, etc.
| Coloque depois do \begin{document} :
          ^^^^^^
Voce quer dizer antes nao?

| \usepackage{portuges}

E' preferivel usar o package babel, que acaba chamando o package
acima, entre outras coisas.  Alem disso, para Portugues do Brasil e'
preferivel usar `brazil', e nao `portuges', esse ultimo mais adequado
ao Portugues de Portugal.  Ficaria entao:

\usepackage[brasil]{babel}

| Agora, tenho tido duvida (aproveitando o gancho da sua pergunta ...)
| de qual o melhor metodo para se acentuar o texto. Ja vi sugestoes
| de alteracoes no portuges.ldf (pouco portavel) e inclusao de um arquivo
| de macros (onde cao seria substituido por \'{c}\~ao e assim por diante).
| Existe alguma coisa mais automatica ?

Sim.  Simplesmente digite seu texto com acentos e use o package
inputenc, que fara' a conversao para voce:

\usepackage[latin1]{inputenc}

Outra alternativa e' usar o programa `recode' para fazer essa
conversao nos seus arquivos -- de ISO-8859-1 para o formato de acentos
do LaTeX.  Voce encontra o recode em:
ftp://prep.ai.mit.edu/pub/gnu/recode/recode-3.4.tar.gz

| Por exemplo, no Ruindows eu cheguei a construir um aplicativo bem
| pequeno so para gerenciar a acentuacao, de forma que eu poderia
| escrever acentuado e o texto seria gravado corretamente, na forma do
| latex.

O GNU Emacs ja' faz isso atraves da biblioteca `iso-cvt'.  Coloque no
seu .emacs:

(add-hook 'LaTeX-mode-hook
          (lambda ()
           (standard-display-european 1)
           (load-library "iso-cvt")
           (load-library "iso-acc")
           (iso-accents-mode 1)
           (iso-accents-customize "portuguese")
           (auto-fill-mode 1)
           ))

A vantagem de usar o package inputenc e' que voce nao depende do Emacs
para fazer a conversao, agilizando o processo de salvar o arquivo.

| Estou pensando em porta-lo para o kde, usando o kedit como base, uma
| vez que nao parece ser muito direto o processo de acentuacao.

Nao ha' necessidade de reinventar a roda.

Klaus.