List:       olpc-brasil
Subject:    [OLPC Brasil] COMO ?
From:       rafael () grupogestor ! com ! br (Grupo Gestor - Rafael)
Date:       2007-01-29 10:04:22

como fa?o para conseguir um XO ?

----- Original Message -----
From: "Jaime Balbino" <jaimebalb@gmail.com>
Cc: "OLPC Brasil" <Brasil@laptop.org>
Sent: Monday, January 29, 2007 8:59 AM
Subject: Re: [OLPC Brasil] Wishlist

Z?,

Esta ? apenas uma "lista de desejos", mas fico feliz que a sua id?ia
da c?mera m?vel tenha sido inclu?da
(http://picasaweb.google.com.br/joseantoniorocha/OLPC/photo#5016329897609535426).

A id?ia do GPS j? est? em testes, segundo o ?ltimo notici?rio do
desenvolvimento. A triangula??o atrav?s dos pontos da rede Mesh com
base na intensidade do sinal permite a localiza??o. A TIM utiliza essa
id?ia no seu celular/telefone. Ela triangula as torres e compara com a
intensidade do sinal para permitir que o usu?rio fa?a liga??es como
telefone fixo somente na sua casa, sem precisar informar nada ?
operadora.

Muita gente achava que esta hist?ria do GPS era "frescura" e que s?
encareceria o projeto (incluindo eu). Mas acaba sendo uma necessidade
social, uma daquelas concess?es que temos que fazer para sermos
aceitos e considerados vi?veis. No fim, podemos aproveitar o GPS nas
aulas de geografia e talvez as crian?as descubram uma maneira
interessante de jogar pique-esconde ou RPG com mais este recurso.

Uma coisa que me chamou a aten??o nesta listinha da Mary Lou foi a
id?ia de "destacar" o monitor e separ?-lo completamente do teclado. Se
tudo j? est? concentrado no monitor (placa, conex?es e bateria) esta ?
uma id?ia boa. No entanto, isto aproxima mais o XO do Mirabilis, da
indiana Encore (aquela que ir? fabricar no Brasil). Se este conceito
de design ? realmente mais v?avel e interessante, tamb?m significa que
a Encore acertou ao seguir o caminho da Microsoft e seu Origami, ambos
sem teclado.

Digo isso porque eu, particularmente, ainda prefiro o teclado. Seu
custo de fabrica??o ? extremamente baixo e sua durabilidade costuma
ser mais longa que o monitor ou mesmo o resto do equipamento. Aboli-lo
ou desincentivar seu uso pode prejudicar aquilo que ainda ? o
principal instrumento para a produ??o de textos e navega??o.

Tem ainda a quest?o do "pad" que serve como mouse e tamb?m para
escrita/desenho a m?o-livre.

Ah! E o teclado tamb?m serve de suporte para o monitor ficar inclinado
em qualquer posi??o, sem precisar segur?-lo.

Um abra?o,
Jaime Balbino

2007/1/27, Jos? Antonio <joseantoniorocha@gmail.com>:
> Way to go!

Jaime Balbino Gon?alves da Silva
Designer Instrucional e Consultor em sistemas de ensino
Gest?o, automa??o e adapta??o em EAD
Pedagogo e T?cnico em Eletr?nica
Campinas, SP - Brasil
jaimebalb@gmail.com