List:       olpc-brasil
Subject:    =?ISO-8859-1?Q?Re:_[OLPC_Brasil]_Re:_[EADBR]_Re:_?=
From:       joseantoniorocha () gmail ! com (=?ISO-8859-1?Q?Jos=E9_Antonio?=)
Date:       2006-12-26 23:55:34

On 12/26/06, Jecel Assumpcao Jr <jecel@merlintec.com> wrote:

> O coment?rio do Paulo Drummond em outra mensagem ? muito v?lido, mas com
> certeza ? pefeitamente poss?vel usar o Squeak para criar aplica??es
> educacionais mais tradicionais. De fato isto provavelmente vai ser
> necess?rio j? que o eToys do Squeak foi feito para alunos de 5? s?rie
> mas a id?ia anunciada at? agora ? que a distribui??o dos laptops vai
> come?ar pela 1? s?rie.

Eu estaria fazendo uma abordagem construcionista se considerasse que o
contexto dos professores ? "conteudista" (digamos assim, sem ofensas), e que
isto deve ser levado em conta ao se planejar material de orienta??o ao
professor?

Como funcionaria a cabe?a de um professor tradicional frente ?s ferramentas
novas?

Uma abordagem tradicional ?s ferramentas talvez fosse o caminho mais
escolhido, no in?cio. Depois de usar e passar a conhecer as possibilidades
de produ??o e relacionamento, ? que come?aria a surgir mais criatividade na
elabora??o de atividades. Mas estou chutando, puro ach?metro.

--
nome: "Jos? Antonio Meira da Rocha"  tratamento: "Prof. MS."
atividade: "Consultoria e treinamento em m?dia impressa e online"