List:       olpc-brasil
Subject:    [OLPC Brasil] =?iso-8859-1?q?Re=3A_=5BEADBR=5D_Re=3A_1o_teste_co?=
From:       jecel () merlintec ! com (Jecel Assumpcao Jr)
Date:       2006-12-26 17:56:50

Jos? Antonio escreveu:

> Ser? que d? pra fazer isso com o Squeak? Eu j? baixei? a vers?o para
> Windows mas n?o instalei. Brinquei um pouco com a "imagem" do
> laptop (laptop simulado em Windows). Achei bastante promissoras.

O coment?rio do Paulo Drummond em outra mensagem ? muito v?lido, mas com
certeza ? pefeitamente poss?vel usar o Squeak para criar aplica??es
educacionais mais tradicionais. De fato isto provavelmente vai ser
necess?rio j? que o eToys do Squeak foi feito para alunos de 5? s?rie
mas a id?ia anunciada at? agora ? que a distribui??o dos laptops vai
come?ar pela 1? s?rie.

> Mas, pelo que eu "pesquei" at? agora, a id?ia seria deixar a gurizada
> descobrir sozinha o aparelho.

Sempre que os professores puderem dar uma orienta??o vai ser ?timo, mas
o projeto n?o depende disso j? que (como sempre diz o Jim Gettys) as
crian?as tem o dia inteiro e voc? n?o. Os adultos sempre subestimam o
quanto elas conseguem se virar sozinhas e com os amigos.

Note que o pessoal do Squeak/eToys escreveu um livro para ajudar os pais
e professores:

> http://www.squeakland.org/sqmedia/books/kimbjbook.html

Quanto mais orienta??o melhor, mas a id?ia ? que os laptops sem
orienta??o nenhuma s?o melhor do que nada.

Infelizmente quando existe orienta??o mas os professores s?o meio
conservadores o resultado pode deixar a desejar. Pelo menos eu fiquei
bastante decepcionado com o uso que o pessoal de Extremadura fez do
Squeak:

> http://video.google.com/videoplay?docid=-7680106513348266522

Qualquer editor de html teria dado os mesmos resultados. Isto me lembre
de quando professores orgulhosos me mostravam o que seus alunos tinham
feito com o Logo. Depois de um semestre de trabalho eles tinham
desenhado uma casinha com fuma?a saindo pela chamin?. Eu dizia que se
tivessem dado algo to tipo Paintbrush os alunos teriam terminado o
desenho na primeira aula...

> Parece que o resultado at? agora foi bom, a julgar pela not?cia do
> Jaime sobre o primeiro teste.

Bem, o estado atual do software n?o permite um verdadeiro teste com
crian?as. Ele foi distribu?do para desenvolvedores poderem come?ar a
trabalhar nas m?quinas. Nem o pr?ximo teste vai estar pronto para as
crian?as, mas apenas a vers?o seguinte (BTest-3). Por outro lado, o
Squeak vem sendo usado em escolas desde 1997 em v?rios pa?ses de modo
que j? existe bastante experi?ncia acumulada com este sistema fora do
projeto OLPC.

> Ent?o, me parece que a gurizada deve descobrir sozinha tamb?m
> o "conte?do" das aulas, n?o?

Eu n?o diria exatamente isso. No construtiv?smo cada pessoa deve
construir seu pr?prio conhecimento usando o seu pr?prio contexto. Assim,
voc? n?o apenas l? sobre o que o Newton fez mas de certa forma
redescobre voc? mesmo. Mas a n?o ser que queiramos que um aluno t?o
brilhante quanto Newton ou Einstein dedique sua vida inteira para chegar
aos mesmo resultados que s?o hoje amplamente conhecidos vamos ter que
direcionar o processo para que seja bem mais limitado e *muito* mais
r?pido.

-- Jecel