List:       gter
Subject:    Re: [GTER] OPENBGP
From:       Patrick Tracanelli <eksffa () freebsdbrasil ! com ! br>
Date:       2014-06-30 14:32:32

On 27/06/2014, at 22:01, Fernando Perassoli - Aonet Internet Provider <supo=
rte.fernando@aonet.com.br> wrote:

> Boa Noitea todos.
> =

> Tenho o Openbgp + Freebsd como roteador de borda onde fecho 3 sess=F5es B=
GP com operadoras distintas e de todas recebo full-routing, dividi meus blo=
cos /20 e /21 em blocos /24, anuncio meus blocos /20 e /21 para as 3 operad=
oras e tamb=E9m anuncio os /24 para as operadoras divindo um pouco pra cada=
 para balanceamento,s=F3 que estou com o seguinte problema, quando uma das =
operadoras cai, os blocos /24 que s=E3o anunciados por ela param de sair pa=
ra internet.
> Algum colega tem um cen=E1rio parecido e poderia me ajudar?

N=E3o tem muito o que voce possa fazer do seu lado. Afora as decis=F5es de =
anuncio que poderia ser /23 se poss=EDvel fosse, pelo que voc=EA descreve n=
=E3o tem nada errado ou que deva ser tunado.

Acontece que quando a operadora do X/24 cai, o mundo tem que retornar por v=
oc=EA pelos an=FAncios /20 ou /21 assim que a roda /24 deixar de estar anun=
ciada. Se essa parada demora tempo demais voc=EA precisa investigar olhando=
 em Looking Glasses porque essa rota ainda existe, e onde ela existe, ou se=
ja se =E9 sua upstream que ainda envia o /24 pro mundo ou algu=E9m acima de=
la continua anunciando. De uma investigada nos LGs.

Por =FAltimo tente negociar um hold time menor, pros lados perceberem mais =
cedo a indisponibilidade do outro peer. Se quando voc=EA cai as rotas conti=
nuam anunciadas por muito tempo, voce esta tendo problema de Stale Routes n=
a outra ponta. Comum em v=E1rias revis=F5es do RouterOS e at=E9 em algumas =
situa=E7=F5es bem espec=EDficas com OpenBGP e quagga, do outro lado (n=E3o =
do seu, afinal sua sess=E3o ja caiu) - voc=EA n=E3o tem muita interven=E7=
=E3o a fazer nem manual, como refresh ou clear afinal a sess=E3o ja caiu.

Se baixando o hold time n=E3o melhorar, e voc=EA comprovar que o anuncio pe=
rsiste mesmo com a sess=E3o ca=EDda, abra um chamado junto ao seu upstream =
e veja porque ele continua anunciando uma stale route com idade superior ao=
 hold time.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.